Alunas do sexo feminino de 5° ao 9º ano do ensino fundamental serão beneficiadas
O prefeito de Oriximiná, Argemiro Diniz, sancionou a lei n.º 9.429, de 10 de março de 2022, que torna obrigatório pelo Poder Executivo o fornecimento e distribuição de absorventes higiênicos nas escolas públicas municipais.
A proposta é de autoria do vereador Mauro Wanzeller, prevê que o item seja disponibilizado para estudantes do sexo feminino do 5° ao 9º ano do ensino fundamental. "A gente vai fiscalizar essas ações, esperamos que o mais rápido possível a secretaria de educação possa colocar em prática essa distribuição dos absorventes", disse o parlamentar.
A Secretaria Municipal de Educação deverá fornecer o produto em quantidade necessária, ficando a critério das escolas o melhor método de distribuição as alunas. "Considerando que são um dos poucos municípios que aderiram à lei, para que a secretaria de educação, possa estar fornecendo e obrigando que as escolas tenham esse item higiênico nas escolas. Um projeto de lei bastante relevante que vai ajudar muitas famílias, muitas moças principalmente na permanência das alunas na escola e quem ganha com isso é a educação", ressalta Sávio Pinheiro, secretário de Educação.
O anúncio da lei veio como uma boa notícia para a classe feminina estudantil. "Para gente que é mulher, representa uma conquista muito grande, até porque nem todas as famílias têm condições de comprar absorvente", afirma Letícia Ferreira.
- "Essa ajuda que eles estão dando vai servir para muitos que precisam, porque nem todo mundo tem condições. Com o aumento de preço, tudo está caro, difícil, e isso eu achei uma boa e importante lei que estão fazendo", finaliza Francisca Valdenora.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE ORIXIMINÁ