Apresentação
EDSON SIQUEIRA DA FONSECA nasceu em Salvador na BAHIA, filho de Tânia siqueira da Fonseca, com grau de Ensino Superior, Ingressou na Polícia Militar do Amazonas em 2008 e atuou na ROCAM por Nove anos. Trabalhou por 2 anos na segurança do Governador do Estado do Amazonas, onde ficou lotado na Casa Militar do Estado.
EDSON SIQUEIRA DA FONSECA iniciou sua trajetória política em Oriximiná, quando filiou-se ao PRTB em 2022.
Foi nomeado Secretário de Integração em 2021 fazendo um excelente trabalho em todo o interior do município.
Em 2022 candidatou-se ao cargo de deputado estadual pelo PRTB no município de Oriximiná, no Pará, sendo o candidato mais votado da cidade e na região do Baixo Amazonas, totalizando 35 mil votos. Em Oriximiná obteve uma votação recorde e histórica somando 20.861 mil votos e em Terra Santa, mais de 3 mil votos.
Atualmente retornou a pasta de Secretário de Integração onde desenvolve trabalhos primordiais em mais de 300 comunidades classificadas como ribeirinhas, planaltinas e dos povos tradicionais quilombolas e indígenas.
Competências da Secretaria
De acordo com a Lei Municpal nº 7.465, de 19 de dezembro de 2011, em sua Seção VI, Subseção X, em seu Art. 41, são Competências da Secretaria de Integração Municipal: Art. 41. À Secretaria de Integração Municipal compete, entre outras, as seguintes atribuições: I - formular, coordenar e executar as ações de caráter administrativo, visando a implementação das políticas públicas destinadas a promover o desenvolvimento socioeconômico das regiões rurais do Município; II - realizar estudos, pesquisas e levantamentos sobre o espaço geográfico e a distribuição populacional nas regiões do interior do Município; III - levantar informações referentes à estrutura produtiva de cada região, de modo a gerar dados estatísticos que permitam a realização de estudos e análises sobre a potencialidade de desenvolvimento de cada uma delas; IV - acompanhar a execução dos projetos e programas oficiais de responsabilidade dos governos federal, estadual e municipal, nas áreas de saúde, agricultura, educação, meio ambiente, turismo, assistência social e outras de igual importância; V - encaminhar sugestões aos órgãos competentes, em todas as esferas de governo, visando à implementação de políticas públicas que promovam o desenvolvimento sustentável das comunidades rurais, conforme a vocação econômica e o nível sociocultural dos seus habitantes; VI - participar das discussões e deliberações que digam respeito às questões de interesse das populações rurais, principalmente por ocasião da elaboração dos Planos Oficiais do Governo Municipal, como: PPA, LDO, LOA e Planos Plurianuais nas áreas de saúde e educação; VII - desenvolver ações de prevenção e combate aos agravos provocados por desastres naturais, principalmente no que se refere aos impactos provocados por enchentes e secas prolongadas que põe em risco a segurança das populações rurais.