Ao todo, 1.234 filhotes foram devolvidos a natureza.
Foto: Thay Pinheiro
O governo de Oriximiná acompanhou no último fim de semana, na comunidade Matapi, localizada no Lago Salgado I a soltura de quelônios. Ao todo, 1.234 filhotes foram devolvidos ao seu habitat para poderem crescer e se reproduzir. A iniciativa faz parte do Projeto de manejo e conservação "Quelônios do Pará", desenvolvido pelo Ideflor-Bio, que visa preservar a espécie, que conta ainda com o apoio da Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA.
Com a soltura das espécies as populações ribeirinhas serão diretamente beneficiadas e indiretamente também todas aquelas localizadas próximas às áreas de manejo, visto que os animais trabalhados são incorporados aos estoques naturais pré-existentes.
Os representantes do projeto querem promover a conservação dos quelônios por meio da estruturação de modelos de uso sustentável, visando à inclusão social das comunidades usuárias e a manutenção de processos ecológicos básicos para a melhoria da qualidade ambiental.
O uso sustentável da biodiversidade a inclusão social no processo da gestão, utilizando-se tecnologias de menor impacto ambiental para assegurar a manutenção dos estoques de quelônios e seus ecossistemas, de modo a melhorar a qualidade de vida dos habitantes locais.
ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
PREFEITURA MUNICIPAL DE ORIXIMINÁ