O Evento religioso faz memória ao primeiro círio fluvial ocorrido em 1946.
O Prefeito de Oriximiná, Delegado Fonseca, participou na tarde deste sábado 29, do Círio das Canoas. A romaria fluvial faz memória ao primeiro círio fluvial, que ocorreu em 1946.
Fonseca acompanhou a procissão terrestre que teve como ponto de partida a residência do casal Mariane e Valdinei Evangelista, até a Barreirinha, local de saída do círio simbólico. Logo após, percorreu o trajeto no rio trombetas remando junto com os demais romeiros pelas águas do Rio Trombetas.
A romaria vem sendo realizada desde o ano de 2016, e enaltece a Fé e a devoção à Santo Antônio de Pádua. A iniciativa propõe que a população participe de acordo com o que ocorreu naquela época, tendo como embarcação a canoa e bons remadores conduzindo a imagem do padroeiro do município.
Círio de Santo Antônio
A Festividade de Santo Antônio acontece entre os dias 06 a 20 de Agosto com o tema: Santo Antônio: Pregador do evangelho e contrutor da Paz. O evento religioso é considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Estado do Pará, por meio da Lei Nº 7.427, de 21 de junho de 2010.